Projeto desenvolvido em parceria entre o APM e a UFMG, com financiamento da FAPEMIG.
Quanto vale um Arquivo?
É o que o projeto proposto pela Profª Drª Márcia Almada, da Escola de Belas Artes da UFMG, e financiado pela FAPEMIG busca descobrir.
Uma equipe interdisciplinar e internacional investigará a significância atribuída pela sociedade aos arquivos públicos, seus acervos e serviços que, geralmente associadas a valores difusos, como bem-estar ou pertencimento comunitário, o papel dessas instituições culturais no desenvolvimento social, econômico e tecnológico é pouco compreendido.
O Arquivo Público Mineiro (APM), será objeto desta pesquisa, que prevê ações de difusão e de desenvolvimento científico e tecnológico no campo do patrimônio. Esta pesquisa será desenvolvida em perspectiva comparada com a realidade encontrada em instituições gregas, ambas em busca de soluções para melhoria das políticas públicas e reconhecimento como espaço de educação, pesquisa, inovação e geração de renda.
Além do desenvolvimento de uma metodologia de valoração de arquivos públicos, o projeto irá apresentar uma proposta de programa de difusão do acervo que pretende ampliar a compreensão do valor social.
O trabalho de difusão já pode ser acompanhado pelo perfil do Instagram @valorapm e você pode contribuir com a pesquisa respondendo o questionário que está disponível clicando aqui.