Confira como foi o III Fórum Estadual de Gestão de Documentos

29 de novembro de 2023 Notícias

No dia 10 de novembro o APM realizou o III Fórum Estadual de Gestão de Documentos.

Com o tema “Governança e gestão arquivística: legado analógico e desafios da era digital”, o Fórum buscou promover um espaço de troca de experiências e aprendizado.

Neste ano, além de contar com representantes de mais de 60 órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado de Minas Gerais, o evento também contou com a participação de estudantes, servidores municipais, profissionais da área e entusiastas do assunto. Tendo mais de 350 pessoas presentes no Auditório JK da Cidade Administrativa de Minas Gerais.

O evento promoveu palestras sobre os desafios da preservação digital, o SEI! e a integração com os repositórios arquivísticos digitais confiáveis, o projeto de preservação digital do TJMG e os desafios da implementação do repositório arquivístico digital confiável e o papel das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos de Arquivo (CPADs) na gestão e preservação dos documentos da administração pública.

Além de uma roda de conversa entre representantes da Subsecretaria de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da SEPLAG e o chefe da Divisão de Comunicações Administrativas e Documentação do Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

As CPADs da Secretaria Estadual de Saúde (SES), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) compartilharam com os presentes o trabalho que tem sido realizado por elas em seus respectivos órgãos.

O feedback do evento foi bastante positivo. Participantes destacaram a importância do tema proposto e as reflexões trazidas pelas apresentações dos convidados:

“Somente elogios a este evento de suma importância para a área de Gestão Documental. Há uma troca de experiência incrível e também muito conhecimento adquirido. Esses eventos nos fazem lembrar e reafirmar a importância do nosso trabalho (…).” – Yara, FHEMIG

“Achei o evento organizado e bastante propositivo. Mesmo eu não sendo da área de arquivologia/biblioteconomia e afins me senti bastante incluído nas discussões temáticas e nas reflexões feiras durante o evento” – Danilo, ESP

“Evento abordou temas muito relevantes e que merecem toda nossa atenção. Gostaria de parabenizar a toda a equipe da APM pelo empenho e o carinho que sempre nos recebem.” – Luciana, EMC

O III Fórum Estadual de Gestão de Documentos também foi transmitido pela internet e a gravação pode ser assistida no canal do YouTube do APM.