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ARQUIVOS MUNICIPAIS

A política de arquivos do Estado de Minas Gerais foi sancionada por meio da Lei 19.420 de 11 de janeiro de 2011. Essa política compreende as ações do Estado relacionadas com a produção, classificação, uso, destinação, acesso e preservação de arquivos públicos e privados, estabelecendo objetivos que buscam conjugar o papel do Estado e da sociedade na sua implementação. 

Entre os objetivos da Política Estadual de Arquivos, destacam-se o fortalecimento da rede de instituições arquivísticas, a contribuição para a constituição e preservação da memória estadual e nacional, bem como o apoio técnico para a constituição e manutenção dos arquivos municipais e o estímulo à participação da sociedade na constituição de arquivos públicos e privados de interesse social. 

O Arquivo Público Mineiro realiza assessorias aos arquivos municipais, apoia os municípios na criação de seus arquivos e na lida adequada com os acervos (gestão, arranjo, reformatação, acesso etc.), propondo reuniões, parcerias e visitas técnicas.  

Para agendar seu atendimento e manter atualizado seu contato conosco, envie seu e-mail para assessoria.apm@secult.mg.gov.br.  

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