APM recebe documentos recuperados pelo MPMG

20 de outubro de 2023 Notícias

Documentos foram entregues na cerimônia de lançamento do novo SONDAR.

Na terça-feira (17/10), houve o lançamento do Novo Sondar, plataforma desenvolvida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que reúne objetos culturais desparecidos. O Sondar pode ser acessado pelo computador e pelo celular e já conta com mais de 2500 bens cadastrados, entre patrimônio documental, bibliográfico, artístico, sacro, arqueológico e etnográfico, entre outros.

O Arquivo Público Mineiro colabora com o Sondar e possui cerca de 1000 itens cadastrados na plataforma. Além disso, mais de 40 bens documentais já foram restituídos à instituição a partir das operações do MPMG realizadas após denúncias recebidas pela plataforma. O Sondar possibilita ao cidadão buscar informações de bens desaparecidos e restituídos, além de permitir que todas as pessoas contribuam com informações sobre bens recuperados e realizem denúncias tanto de desaparecimento como qualquer informação que ajude na localização dos bens.

Durante a cerimônia de lançamento foram entregues ao Arquivo Público Mineiro três documentos recuperados pelo MPMG após recebimento de denúncias pelo Sondar. Tratam-se de duas atas de eleições em Ouro Preto (1852 e 1855) e um Mapa de População da cidade de Lavras (1867). As atas itegrarão o Fundo Assembleia Legislativa Provincial, enquanto o Mapa de População será inserido na Coleção Mapas de População.

O Novo Sondar pode ser acessado aqui.