Fale Conosco

Preservação e difusão da memória institucional do Arquivo Público Mineiro

5 de outubro de 2023 Notícias

 Projeto é uma parceria entre o APM e a UFMG, com financiamento da FAPEMIG.  

O Fundo Arquivo Público Mineiro (FAPM) é composto por documentos produzidos pela Instituição entre os anos de 1895 e 1948. Os documentos são referentes às atividades administrativas e de constituição do acervo do APM, dentre os quais destacam-se aqueles que registram os processos de recolhimento de documentos públicos, recebimento de doações de documentos privados e até de compra de acervo concernentes à história de Minas Gerais no início do século XX. 

O projeto proposto e coordenado pela Profª. Drª. Ivana Parrela da Escola de Ciência da Informação da UFMG e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) tem como objetivo a preservação e difusão da memória institucional do APM em dois eixos.  

O primeiro eixo pretende a organização do acervo e a elaboração de um banco de dados para disponibilização dos documentos na internet. O segundo eixo pretende atualizar o laboratório de digitalização do APM por meio da aquisição de novos equipamentos, que proporcionará o desenvolvimento de novas metodologias de captura de imagens e ampliará a oferta de informações digitais aos pesquisadores e usuários do sistema de acesso do Arquivo, de forma a consolidar o Arquivo Público Mineiro como um centro de excelência na preservação e difusão de documentos históricos. 

Ao disponibilizar o acervo do Fundo Arquivo Público Mineiro na internet, são criados oportunidades e subsídio pra o desenvolvimento de pesquisas sobre a história da Arquivologia e da Administração Pública em Minas Gerais, que permitirão melhor compreensão e análise das articulações políticas e institucionais que culminaram na criação de uma instituição de memória do Estado. Tais pesquisas também possibilitarão a compreensão mais apurada das metodologias de avaliação de documentos, captação de acervos, preservação e conservação, classificação e organização e questões relacionadas à política de acesso a esses documentos. 

De acordo com a professora Ivana Parrela, “o projeto de tratamento do “arquivo do Arquivo” se casa perfeitamente com a própria missão do APM e da FAPEMIG por construir uma ferramenta de fomento às pesquisas. Ele oferece como resultado, aos usuários tradicionais e potenciais da instituição, um instrumento digital que pode ser entendido como “um banco de ideias de pesquisa”, ao apresentar não só as formas de aquisição dos acervos que chegaram ao Arquivo, mas nos explicar se vieram por recolhimento direto dos órgãos públicos, por doação ou compra. Entender a origem dos documentos arquivísticos nos permite entender as funções e atividades do serviço público, a organização do estado, pelo contexto de sua produção.” 

O projeto ainda contribuirá para a manutenção dos trabalhos de digitalização de documentos do APM, vez que haverá investimento na infraestrutura para a realização dos procedimentos de reformatação. 



 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo