Delegação mineira participa da 2ª Conferência Nacional de Arquivos em Brasília
Realizado entre os dias 26 e 28 de maio, em Brasília (DF), com o tema “Arquivos: agentes da cidadania e da democracia”, o encontro reuniu cerca de 500 participantes, entre representantes do poder público, instituições de memória, pesquisadores, profissionais da área e integrantes da sociedade civil de diferentes regiões do país, para debater propostas voltadas ao fortalecimento dos arquivos e à ampliação das políticas públicas para o setor.
Os delegados mineiros levaram à conferência propostas construídas coletivamente durante a etapa estadual, e os eixos temáticos orientaram as discussões para a elaboração de propostas de abrangência nacional.
Ao longo da programação, os representantes de Minas Gerais participaram ativamente de plenárias, grupos de trabalho e debates técnicos relacionados à gestão documental, preservação da memória, acesso à informação, gestão de documentos, fortalecimento institucional dos arquivos públicos e valorização profissional, entre os temas de destaque estiveram a pluralidade das memórias brasileiras e o fortalecimento dos arquivos comunitários.
Leidiane Miranda Ernesto, arquivista eleita delegada, destacou a importância da participação dos estados na conferência: “A participação dos estados na 2ª Conferência Nacional de Arquivos é fundamental para garantir que a Política Nacional de Arquivos seja construída de forma representativa e alinhada à diversidade do país. Os estados desempenham papel estratégico na articulação entre as políticas nacionais e as realidades locais, contribuem com experiências, desafios e propostas que refletem diferentes contextos institucionais, administrativos e culturais”.
Nos debates, os arquivos comunitários foram reconhecidos como importantes espaços de preservação da história e da memória de grupos historicamente pouco representados.
Entre as propostas aprovadas estão a implementação efetiva de uma Política Nacional de Arquivos que contenha mecanismos permanentes de financiamento para políticas arquivísticas, e ações voltadas ao fortalecimento da gestão documental, preservação e acesso em todas as esferas da administração pública.
A participação de Minas Gerais reforça o compromisso do estado com o fortalecimento das políticas arquivísticas e com a valorização dos arquivos públicos.


