O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Arquivo Público Mineiro, apresenta a exposição virtual “Tiradentes: de alferes a mártir”. A mostra, que conta a trajetória do inconfidente do século XVIII a partir de documentos custodiados pelo Arquivo Público Mineiro, pode ser acessada a partir desta quinta-feira (20) pelo www.secult.mg.gov.br/exposicaotiradentes.
Pensada para atingir um maior público através da internet, a exposição conta o percurso do Alferes Joaquim José da Silva Xavier até virar o mártir da Inconfidência Mineira e do ideal de independência, Tiradentes, a partir de dois atos.
O primeiro ato parte da vida de Tiradentes como oficial militar, utilizando para isso os documentos produzidos pelo alferes enquanto responsável pelo Caminho Novo, nos aproximando do herói por meio de sua caligrafia.
No segundo momento, “Tiradentes: de alferes a mártir” exibe documentos que, de forma cronológica, apresentam algumas maneiras pelas quais a memória de Tiradentes foi honrada ao longo do tempo.