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IV Fórum Estadual de Gestão de Documentos

 

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Arquivo Público Mineiro, anuncia a quarta edição do Fórum Estadual de Gestão de Documentos, que ocorrerá em 24 de outubro de 2024. O evento deste ano terá como tema ” Diagnóstico Arquivístico, Governança e Soluções Integradas”, com foco na aplicação de metodologias para avaliar as práticas arquivísticas e definir estratégias de governança, além de discutir a aplicação de tecnologias e implementar ações que transformem a gestão documental na administração pública.

 

O Fórum tem como objetivo reunir as Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos de Arquivo (CPADs) dos órgãos e entidades do Poder Executivo mineiro, promovendo debates sobre a atuação desses grupos na gestão de documentos e os desafios trazidos pela transição do suporte analógico para o digital.

O evento será realizado em um único dia e dividido em dois momentos. Durante a manhã, estão previstas três atividades principais:

  • Lançamento do Acordo de Cooperação Técnica para Elaboração dos Instrumentos de Gestão de Documentos dos órgãos e entidades do Sistema Estadual de Saúde e unidades hospitalares;
  • Lançamento do novo sistema de pesquisa do Arquivo Público Mineiro (Atom);
  • Apresentação do módulo de Gestão Documental no SEI! e lançamento da nova ferramenta de Acesso ao SEI! via GOV.BR, em parceria com a Subsecretaria de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão.

 

Ainda no período da manhã, Denis Soares da Silva, do Arquivo Público Mineiro, apresentará o painel “Diagnóstico Arquivístico e Estratégias para a Gestão Documental”. Em seguida, ocorrerá o painel “Apresentação do Módulo de Gestão Documental do Sistema Eletrônico de Informações – SEI!”, com representantes da Subsecretaria de Transformação Digital (SEPLAG) e arquivistas do Ministério da Gestão e Inovação, abordando desafios da preservação digital e a implementação de repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq).

 

No período da tarde, a programação incluirá uma sessão temática sobre o papel das CPADs na gestão e preservação de documentos públicos e uma mesa-redonda para o compartilhamento de experiências entre as comissões. O professor Renato Tarciso Barbosa de Sousa, da Universidade de Brasília (UNB), será o responsável pelo painel “Diagnóstico Arquivístico na Administração Federal: Desafios e Soluções”. Complementando a tarde, Júlio César Schroeder Queiróz, do Tribunal de Contas de Minas Gerais, apresentará o painel “Gestão Documental no Tribunal de Contas de Minas Gerais”.

Considerando a importância das CPADs na gestão documental do Executivo mineiro e o papel do Fórum como espaço de diálogo entre as comissões e o Arquivo Público Mineiro, as inscrições estão abertas até o dia 22 de outubro de 2024, ou até o preenchimento total das vagas.

O evento é aberto tanto a servidores estaduais quanto ao público interessado em temas relacionados à gestão documental.

 

 

Informações adicionais

Esse Fórum oferece uma oportunidade única para profissionais e entidades envolvidas na gestão de documentos de entenderem melhor as práticas correntes e explorarem as soluções e novas tecnologias disponíveis para enfrentar os desafios contemporâneos na administração pública. Não percam a chance de se atualizar sobre as últimas tendências e desenvolvimentos no campo da arquivística.

Horários da Programação

Manhã

08h00
Credenciamento
09h00 - 09h30
Abertura com autoridades
09h30 - 09h45
Lançamento do Acordo de Cooperação Técnica para Elaboração dos Instrumentos de Gestão de Documentos dos órgãos e entidades do Sistema Estadual de Saúde e unidades hospitalares.
09h45 - 10h00
Lançamento do Atom do Arquivo Público Mineiro
Speakers:
Ygor Souza
10h00 - 10h30
Painel: Diagnóstico Arquivístico e Estratégias para a Gestão Documental
Speakers:
Denis Soares da Silva
10h30 - 11h00
Painel: Apresentação do Módulo de Gestão de Documentos no Sistema Eletrônico de Informações – SEI!
Speakers:
Fábio Nascimento Sousa, Rodrigo Diniz Lara
11h00 - 11h30
Roda de Conversa:
Speakers:
Denis Soares da Silva, Fábio Nascimento Sousa, Fernanda Mariana Mendes, Pedro Moreira, Rodrigo Diniz Lara
11h30 - 12h00
Lançamento Oficial do Login GOV.BR no SEI
Speakers:
Rodrigo Diniz Lara
12h00 - ,
Intervalo para almoço.

Tarde

14h00 - 15h00
Painel: Diagnóstico Arquivístico na Administração Federal: Desafios e Soluções
Speakers:
Renato Tarciso Barbosa de Sousa
15h00 - 15h30
Painel: A Gestão Documental no Tribunal de Contas de Minas Gerais
Speakers:
Júlio César Schroeder Queiróz
15h30 - 16h15
Roda de Conversa: Experiências das CPADs no Poder Executivo
16h15 - 16h30
Perguntas
16h30
Encerramento
Ygor Souza
Ygor Souza
Coordenador de Arquivos Permanentes | APM
Denis Soares da Silva
Denis Soares da Silva
Coordenador do Núcleo de Gestão de Documentos | APM
Bacharel em Ciências Sociais e Arquivologia pela UFMG. Possui mais de 15 anos de experiência com arquivos que envolve elaboração e coordenação de projetos nas áreas de descrição, organização e acesso a acervos. Atualmente, coordena o Núcleo de Gestão de Documentos do Arquivo Público Mineiro e é responsável pelo assessoramento técnico aos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual.
Fábio Nascimento Sousa
Coordenador de Gestão Administrativa da Diretoria de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão | MGI
Possui graduação em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB) e especialização em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui experiência na área de arquivos públicos, tendo sido bolsista de pesquisa do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). Atualmente é servidor da Universidade Federal de Goiás (UFG) estando cedido para o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
Rodrigo Diniz Lara
Rodrigo Diniz Lara
Subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão| SEPLAG-MG
Servidor público da carreira de Especialista em Políticas Públicas em Gestão Governamental com mais 15 anos de experiência na área de governo digital. Graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG e Mestrado em Administração pela UFMG. Atualmente exerce o cargo de Subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços do governo mineiro e professor na área de governo digital. Gestor de projetos premiados como o aplicativo MG App, processo eletrônico mineiro e o Minas Comunica II que levou sinal de telefonia celular para mais de 700 distritos atendendo uma população superior a 1 milhão de habitantes. Vencedor do Prêmio Espírito Público (2019) na área de Governo Digital. Integrante do Grupo de Transformação Digital dos Estados e Distrito Federal considerado pela Plataforma Apolitical como o melhor time do mundo no ano de 2019 na área de digitalização de serviços públicos.
Fernanda Mariana Mendes
Diretora Central de Sistemas Corporativos de Planejamento, Orçamento e Administração | SEPLAG-MG
Pedro Moreira
Pedro Moreira
Coordenador-Geral de Soluções Negociais em Processo Eletrônico da Diretoria de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão/MGI
Graduado em Psicologia pelo CEUB-DF (2006) e Especialista em Gestão de Pessoas no Serviço Público pela ENAP (2014). Atuei anteriormente nos Ministérios das Comunicações - MCom, onde fui Coordenador de Modernização de 2014 a 2016, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC. Trabalhei com temas diversos, como Mapeamento de Processos, Acompanhamento de Indicadores de Governança e, principalmente, na gestão do SEI por 7 anos, tendo ministrado cursos, palestras e workshops acerca da experiência de implantação do sistema para mais de 30 órgãos da Administração Pública. Outras competências: Avaliação de Desempenho Individual e Institucional, Gestão de Estruturas Organizacionais, Gestão por Processos e UX.
Renato Tarciso Barbosa de Sousa
Júlio César Schroeder Queiróz
Júlio César Schroeder Queiróz
Coordenador de Arquivo | TCE-MG

Data

24 out 2024

Tempo

08:00 - 17:00

Mais Informações

Inscrições
Auditório JK - Cidade Administrativa de Minas Gerais

Localização

Auditório JK - Cidade Administrativa de Minas Gerais
Rodovia Papa João Paulo II - Serra Verde, Belo Horizonte - MG
Categoria
Arquivo Público Mineiro

Organizador

Arquivo Público Mineiro
E-mail
apm@secult.mg.gov.br

Instituição arquivística do Poder Executivo de Minas Gerais.

Inscrições

Speakers

  • Denis Soares da Silva
    Denis Soares da Silva
    Coordenador do Núcleo de Gestão de Documentos | APM

    Bacharel em Ciências Sociais e Arquivologia pela UFMG. Possui mais de 15 anos de experiência com arquivos que envolve elaboração e coordenação de projetos nas áreas de descrição, organização e acesso a acervos. Atualmente, coordena o Núcleo de Gestão de Documentos do Arquivo Público Mineiro e é responsável pelo assessoramento técnico aos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual.

  • Fábio Nascimento Sousa
    Coordenador de Gestão Administrativa da Diretoria de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão | MGI

    Possui graduação em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB) e especialização em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui experiência na área de arquivos públicos, tendo sido bolsista de pesquisa do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). Atualmente é servidor da Universidade Federal de Goiás (UFG) estando cedido para o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

  • Fernanda Mariana Mendes
    Diretora Central de Sistemas Corporativos de Planejamento, Orçamento e Administração | SEPLAG-MG
  • Júlio César Schroeder Queiróz
    Júlio César Schroeder Queiróz
    Coordenador de Arquivo | TCE-MG
  • Pedro Moreira
    Pedro Moreira
    Coordenador-Geral de Soluções Negociais em Processo Eletrônico da Diretoria de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão/MGI

    Graduado em Psicologia pelo CEUB-DF (2006) e Especialista em Gestão de Pessoas no Serviço Público pela ENAP (2014). Atuei anteriormente nos Ministérios das Comunicações – MCom, onde fui Coordenador de Modernização de 2014 a 2016, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Trabalhei com temas diversos, como Mapeamento de Processos, Acompanhamento de Indicadores de Governança e, principalmente, na gestão do SEI por 7 anos, tendo ministrado cursos, palestras e workshops acerca da experiência de implantação do sistema para mais de 30 órgãos da Administração Pública. Outras competências: Avaliação de Desempenho Individual e Institucional, Gestão de Estruturas Organizacionais, Gestão por Processos e UX.

  • Renato Tarciso Barbosa de Sousa
  • Rodrigo Diniz Lara
    Rodrigo Diniz Lara
    Subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão| SEPLAG-MG

    Servidor público da carreira de Especialista em Políticas Públicas em Gestão Governamental com mais 15 anos de experiência na área de governo digital. Graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG e Mestrado em Administração pela UFMG. Atualmente exerce o cargo de Subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços do governo mineiro e professor na área de governo digital. Gestor de projetos premiados como o aplicativo MG App, processo eletrônico mineiro e o Minas Comunica II que levou sinal de telefonia celular para mais de 700 distritos atendendo uma população superior a 1 milhão de habitantes. Vencedor do Prêmio Espírito Público (2019) na área de Governo Digital. Integrante do Grupo de Transformação Digital dos Estados e Distrito Federal considerado pela Plataforma Apolitical como o melhor time do mundo no ano de 2019 na área de digitalização de serviços públicos.

  • Ygor Souza
    Ygor Souza
    Coordenador de Arquivos Permanentes | APM
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