Fale Conosco

Arquivo Público Mineiro | 129 anos

Arquivo Público Mineiro | 129 anos

 

Horários da Programação

10/07

9h
Oficina de Avaliação e Classificação de Documentos
A Oficina de Avaliação e Classificação de Documentos pretende orientar os participantes sobre o uso dos Instrumentos de Gestão de Documentos do Poder Executivo de Minas Gerais (Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos), bem como sobre os processos de avaliação, seleção e eliminação de documentos.
Speakers:
Denis Soares da Silva
16h
Conferência: APM e a trajetória profissional do historiador
Nessa conferência, o historiador e pesquisador Rodrigo Patto Sá Motta contará sobre a relação entre o APM e sua trajetória profissional.
Speakers:
Rodrigo Patto Sá Motta

04/06

9h - 12h
Oficina de Paleografia
A oficina tem como objetivo apresentar técnicas fundamentais para a leitura paleográfica, além de ensinar como decifrar e compreender manuscritos antigos
Speakers:
Sônia Gonçalves
14h - 17h
Oficina de Diagnóstico de Conservação de Documentos
A oficina pretende apresentar conceitos básicos sobre o processo de diagnóstico de estado de conservação de documentos em papel.
Speakers:
Priscila Martins
18h - 19h30
Visita Guiada Noturna
A visita pretende apresentar o Arquivo Público Mineiro e seu acervo a todo o público, abrindo as portas da instituição em um novo horário.
Speakers:
Ygor Souza

12/07

09h - 12h
Oficina de Paleografia
A oficina tem como objetivo apresentar técnicas fundamentais para a leitura paleográfica, além de ensinar como decifrar e compreender manuscritos antigos
Speakers:
Sônia Gonçalves
17h - 19h30
Mesa-Redonda “Projetos em desenvolvimento através da ACAPM”
A Oficina de Avaliação de documentos pretende orientar os participantes em relação ao processo de avaliação e seleção de documentos, à aplicação da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos do Poder Executivo e à elaboração de Listagens de Eliminação de Documentos.
Speakers:
Bruno Balista, Denis Soares da Silva, Ricardo Gianetti, Wagner Aquino
Denis Soares da Silva
Denis Soares da Silva
Coordenador do Núcleo de Gestão de Documentos
Denis Soares da Silva é bacharel em Ciências Sociais e Arquivologia pela UFMG. Possui mais de 15 anos de experiência com arquivos que envolve elaboração e coordenação de projetos nas áreas de descrição, organização e acesso a acervos. Atualmente, coordena o Núcleo de Gestão de Documentos do Arquivo Público Mineiro e é responsável pelo assessoramento técnico aos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual.
Rodrigo Patto Sá Motta
Rodrigo Patto Sá Motta
Professor Titular - Universidade Federal de Minas Gerais
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em História pela mesma instituição (1993) e doutorado em História pela Universidade de São Paulo (2000). Realizou estudos de pós-doutorado e atuou como professor-pesquisador visitante na Universidade de Maryland (2006-2007). Atuou como Professor visitante na Universidad de Santiago de Chile (2009), na Universidad Nacional de Colombia (2015), no IHEAL da Universidade de Paris III (Cátedra Simón Bolivar, 2016), na Universidad Nacional de Rosario (2017), na Universidad Nacional de General Sarmiento (2018) e na Universidad Nacional de San Martín (2019). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador 1D do CNPq. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História Contemporânea. Atua principalmente no campo da História Política, pesquisando tanto temas da vertente clássica (partidos, instituições) como abordagens que dialogam com a “nova história” (representações, iconografia, cultura política). Suas pesquisas recentes concentram-se em questões relacionadas ao golpe de 1964 e ao regime militar, envolvendo temas como repressão política (DOPS, ASI), anticomunismo, política universitária, memória e atuação da esquerda. As publicações mais relevantes são os livros: Em guarda contra o perigo vermelho: o anticomunismo no Brasil (SP: Perspectiva, 2002 – editado em espanhol pela editora universitária argentina UNGS em 2019), Jango e o golpe de 1964 na caricatura (RJ: Zahar, 2006) e As universidades e o regime militar (RJ: Zahar, 2014). Foi presidente da Associação Nacional de História (ANPUH) no período 2013-2015.
Sônia Gonçalves
Sônia Gonçalves
Coordenadora do Núcleo de Acesso à Informação e Pesquisa
Priscila Martins
Priscila Martins
Coordenadora do Núcleo de Conservação de Documentos
Priscila Martins é artista plástica, restauradora-conservadora. Atuou como restauradora por cinco anos na Diretoria de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e atualmente é coordenadora do Núcleo de Conservação de Documentos do Arquivo Público Mineiro.
Ygor Souza
Ygor Souza
Coordenador de Arquivos Permanentes/APM/SECULT
Historiador, mestrando em História Social da Cultura (UFMG), membro titular do Conselho Estadual de Arquivos.
Bruno Balista
Bruno Balista
Diretor do Arquivo Público Mineiro/SECULT
Ricardo Gianetti
Ricardo Gianetti
Presidente da Associação Cultural do Arquivo Público Mineiro
Wagner Aquino
Wagner Aquino
Tenente da reserva do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais
Possui Mestrado em Artes (linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2022), Graduação em História pela PUC Minas (2002). Entre 1993 e 2019 atuou no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais como Tenente. Foi professor da Academia de Bombeiros Militar no curso de Formação de soldados do corpo de Bombeiros entre 2014 e 2021. Participou como editor assistente do conselho editorial da Revista Vigilis (Revista de Defesa Civil, Defesa Social e Segurança Pública) que foi premiada em 2 lugar em inovação científica, em 2018, MG. Organizador do livro: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - Cem anos de História e Reflexão 1911 -2011. Foi presidente da Associação Cultural do Arquivo Público Mineiro desde outubro de 2019. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, museologia, organização e gestão de exposições, segurança contra incêndio e pânico. É consultor na área de gerenciamento de riscos

Data

10 - 12 jul 2024
Evento Terminado!

Tempo

Durante todo o dia

Mais Informações

Inscrições

Localização

Arquivo Público Mineiro
Avenida João Pinheiro, 372, Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais
Website
https://goo.gl/maps/XvEgeacoTEysWZF3A
Categoria
Arquivo Público Mineiro

Organizador

Arquivo Público Mineiro
E-mail
apm@secult.mg.gov.br

Instituição arquivística do Poder Executivo de Minas Gerais.

Speaker

Powered by Modern Events Calendar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo