Conferência “Belo Horizonte sob outros olhares no tempo e no espaço”

Em comemoração ao aniversário de 127 anos da cidade de Belo Horizonte, este evento é uma iniciativa que valoriza a história e a relevância da capital mineira ao mesmo tempo em que destaca as discussões e as produções acadêmicas que a têm como objeto fundamental atrelado às pesquisas realizadas no acervo do Arquivo Público Mineiro. Dessa forma, aproximando suas possibilidades ao público e à população mineira de um modo geral e dando visibilidade à natureza da documentação que está sob a guarda da Instituição.

O tema deste ano celebra a multiplicidade a partir dos trabalhos acadêmicos do jornalista Ives Teixeira Souza e dos historiadores Lays Souza e Yuri Mesquita, alinhando diferentes temáticas a Belo Horizonte como seu denominador comum, convidando-nos a pensar na conversão de políticas públicas em seu favor e nos colocando em outro lugar da história da Capital que não o agora.

A Conferência é presencial e acontecerá no Arquivo Público Mineiro, que fica na Avenida João Pinheiro, 372 – Lourdes.

Haverá certificado de participação!

Em caso de dúvida, entrem em contato pelo e-mail: daip.apm@secult.mg.gov.br

12 dez 2023
Evento Terminado!

Custo

Grátis

Avenida João Pinheiro, 372, Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais

apm@secult.mg.gov.br

Instituição arquivística do Poder Executivo de Minas Gerais.

Speakers

Ives Teixeira Souza

Ives Teixeira Souza é doutorando, mestre e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e em Relações Públicas, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Lays Souza

Lays Silva de Souza é graduada em História pela PUC-MG (2012), pós-graduada em Gestão Cultural pelo Centro Universitário UNA (2014). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em História da UFMG, na linha de pesquisa da História Social da Cultura (2020). É Técnica em Tratamento de Acervos Permanentes e Difusão Cultural no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.

Yuri Mesquita

Yuri Mello Mesquita possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), mestrado (2013) e doutorado (2023) pela UFMG. Possui atuação na área de História Ambiental Urbana, Patrimônio Cultural, Arquivos e Museus. Foi membro do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) de 2014 a 2019. Foi Diretor de Museus e Centros de Referência da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte (FMC) entre 2016 e 2017. Foi Diretor de Patrimônio Cultural, Arquivo Público e Conjunto Moderno da Pampulha da Fundação Municipal de Cultura (FMC) de 2017 a 2018. Foi Assessor na Subsecretaria de Planejamento Urbano (SUPLAN) da Prefeitura de Belo Horizonte (2018-2023) onde atuou na coordenação dos Fóruns das Áreas de Diretrizes Culturais (FADES) e foi o representante da Secretaria no Conselho Municipal de Política Cultural (COMUC) no período de 2022-2023. Atualmente é Diretor do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, APCBH, onde também foi diretor entre 2013 a 2018. É membro do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte – CDPCM-BH; e coordenador da pós-graduação Conservação e Gestão do Patrimônio Cultural da PUC Minas.