APM 128 anos
No dia 11 de julho o Arquivo Público Mineiro completa 128 anos e, em parceria com a Associação Cultural do Arquivo Público Mineiro, foi elaborada uma programação especial que acontecerá ao longo da semana do aniversário.
Com o tema “Arquivo Público Mineiro: 128 de histórias e experiências”, a programação foi desenvolvida com o objetivo de demonstrar ao público as possibilidades de estudos e aplicações a partir do acervo sob guarda do APM, bem como compartilhar os sucessos e percalços de uma pesquisa acadêmica.
Aproveite essa oportunidade única de celebrar o aniversário do Arquivo Público Mineiro. Venha fazer parte desse momento especial e enriquecedor!
Horários da Programação
11/07/2023
- 15h
- Conferência
- O APM e a trajetória profissional do historiador
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Speakers:
Prof. Dr. Eduardo França Paiva (UFMG)
12/07/2023
- 09h - 12h
- Minicurso "Pesquisa histórica em arquivos: princípios práticos"
- - Ygor Souza (APM)
13/07/2023
- 09h - 12h
- Minicurso "Pesquisa histórica em arquivos: princípios práticos"
- - Ygor Souza (APM)
- 19h - 20h
- Visita Guiada
14/07/2023
- 15h - 15h30
- Conferência
- Você conhece o Arquivo Público Mineiro?
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Speakers:
Profa. Dra. Márcia Almada (UFMG)
- 15h30 - 16h
- Conferência
- Ler escritas invisíveis pela técnica da Fotografia Multiespectral
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Speakers:
Prof. Dr. Alexandre Cruz Leão (UFMG)
- 17h - 18h30
- Mesa-redonda "Vivências do APM"
- - Iácones Vargas (TJMG); Ygor Souza (APM); Gabriel Furbino (UFMG)
- 18h30 - 19h
- Homenagens
- Homenagens da ACAPM: Maria Efigênia Lage Resende, Eliana Marta Teixeira Lopes e Norma de Góes Monteiro (in memorian) e os senhores Evangélio Eustáquio dos Santos, Hélio Gravatá (in memoriam) e Neidson Rodrigues (in memoriam)
Speakers
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Prof. Dr. Alexandre Cruz Leão (UFMG)
Professor Associado de Fotografia do Departamento de Fotografia e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG. Pós-doutor (professor visitante) pela Universidade de Leeds – Escola de Design – Ciência das cores (2018-2019), Doutor em Artes pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (2006-2011) com ênfase em Tecnologia da Imagem, Mestre em Artes Visuais (2003-2005) pela mesma instituição, Graduado em Engenharia Industrial mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993). Atua profissionalmente e coordena projetos em fotografia, digitalização, gerenciamento de cores para imagens digitais, documentação científica por imagem de bens culturais, reprodução de cores por dispositivos digitais, colorimetria aplicada e atividades correlatas. Ministra e coordena cursos de extensão pela UFMG na área de imagens digitais. Atuou como professor convidado da ACADEPOL – Academia de Polícia Civil de Minas Gerais na área de fotografia criminal com enfoque na documentação de interesse policial. Na área de documentação científica de bens culturais, utiliza luz visível, ultravioleta, infravermelho, RTI, imagens multiespectrais e outras técnicas. Membro do ICOM (International Council of Museums), da IS&T (Society for Imaging Science and Technology), da ANTECIPA (Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio), da ProCor (Associação ProCor do Brasil) e parceiro do CECOR (Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis). Atualmente é coordenador do iLAB – Laboratório de Documentação Científica por Imagem, situado no CECOR/EBA/UFMG; coordenador do Estúdio de Fotografia da Escola de Belas Artes e Lider do Grupo de Pesquisa no CNPq: Imagem Científica.
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Prof. Dr. Eduardo França Paiva (UFMG)Professor Titular - Universidade Federal de Minas Gerais
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em História pela UFMG (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1999), com estudos pós-doutorais na Escuela de Estudios Hispano-Americanos/CSIC, Sevilla (2012/2013), na École des Hautes Études en Sciences Sociales-EHESS, Paris (2006/2007) e na UFPará (2020/2021). É Professor Titular do Dept. de História-UFMG e diretor do Centro de Estudos sobre a Presença Africana no Mundo Moderno-CEPAMM-UFMG. É pesquisador do CNPq; líder de grupo de pesquisa UFMG-CNPq; co-coordenador do Fórum Permanente Universitário Portugal e Brasil: conexões e problemáticas dos mundos moderno e contemporâneo-FórumPB(Universidade de Évora-UFMG). Foi professor visitante na Katholieke Universiteit Leuven (2006), na Universidad Pablo Olavide-Sevilla (2009 e 2010), na Universidad de Sevilla (2013 e 2017) e Pesquisador Visitante na Escuela de Estudios Hispano-Americanos de Sevilla (2007, 2009 e 2010) e na Pontificia Universidad Católica de Chile (2016). É Investigador Associado ao Centro de História da Universidade de Lisboa. Criou e é o Editor da Coleção História &… Reflexões (Editora Autêntica, Belo Horizonte). Coordena acordos internacionais de cooperação – UFMG-Universidad de Sevilla, UFMG-Pontificia Universidad Católica de Chile. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América portuguesa e conexões com África, América espanhola e Europa, abordando, principalmente, os seguintes temas: escravidão, história social da cultura, dinâmicas de mestiçagens, trânsito material e cultural, história & iconografia.
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Profa. Dra. Márcia Almada (UFMG)
Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando no Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes e no Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. É Doutora, Mestre e Licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Pós-Doutorado na Universidade de Campinas. Recebeu bolsa de estudos da FAPEMIG e da Capes para estágio de doutoramento no exterior. É especialista em livros raros e preservação de acervos artísticos e históricos. Tem experiência na área de História, com ênfase em Arte e Cultura, atuando principalmente nas seguintes áreas: livros impressos e manuscritos, preservação de acervos históricos (arquivo, biblioteca e museu), restauração, iconografia e história da arte. Autora de “Das artes da pena e do pincel: caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII”. Foi coordenadora editorial do livro Cartões de Guignard para Amalita (2007) – finalista do Prêmio Jabuti-, autora de O coração do lugar: depoimentos para Guimarães Rosa em 2006 e publicou diversos artigos. Vencedora do Grande Prêmio Capes Carolina Martuscelli Bori, do Prêmio Capes área de História e do Prêmio UFMG de Teses área de História (2012). Menção Honrosa no III Prêmio ANPUH de Teses.