Nos dias 9 e 11 de abril, o Arquivo Público Mineiro, por meio de seu Núcleo de Gestão de Documentos (NGD) promoveu no âmbito do Projeto Mão na Massa, as oficinas de Classificação de Documentos.
Conduzidas pelo Coordenador do NGD, Denis Silva, as oficinas tiveram uma exposição teórica sobre o que é e como realizar a classificação de documentos e, posteriormente, os servidores colocaram a “mão na massa” classificando documentos produzidos no dia a dia da Administração Pública a partir do Plano de Classificação de Arquivo do Poder Executivo de Minas Gerais.
Estiveram presentes, entre membros de Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos e servidores que lidam com setores de arquivos, mais de 80 servidores de 29 órgãos do Poder Executivo Estadual.
As oficinas de classificação visam capacitar os servidores públicos integrantes das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos (CPADs) para que sejam agentes de divulgação das boas práticas arquivísticas, pois uma vez que os documentos são classificados, a localização é facilitada e o tempo de guarda é respeitado, contribuindo para a eficácia da Administração e economia para o Estado.
O “Mão Na Massa!” é um projeto que tem como objetivo instruir o público, em especial os servidores estaduais, sobre a gestão de documentos em seus órgãos ou entidades.