Arquivo Público Mineiro celebra 130 anos com programação especial
Arquivo Público Mineiro celebra 130 anos com programação especial entre os dias 7 e 11 de julho
Para marcar os 130 anos de sua fundação, o Arquivo Público Mineiro (APM) preparou uma programação especial com oficinas, palestras, exposições e homenagens entre os dias 7 e 11 de julho de 2025. As atividades acontecerão presencialmente na sede do APM e online, proporcionando uma imersão na importância da preservação documental e da memória institucional de Minas Gerais.
No dia 8 de julho, às 09h, a programação começa com a oficina de avaliação de documentos, ministrada por Denis Silva, coordenador de Gestão de Documentos do APM. No dia seguinte, 9 de julho, o mesmo especialista conduzirá a oficina de classificação de documentos, às 9h, e à tarde, às 14h, será a vez da capacitação em acondicionamento de documentos, com Priscila Oliveira, coordenadora de Conservação de Documentos do APM.
A programação online acontece no dia 10 de julho, às 14h, com o painel “Panorama da preservação digital nos arquivos públicos”, transmitido pelo canal do APM no YouTube. O debate contará com a participação de Marcelo Carneiro da Fontoura (Câmara dos Deputados), Raquel Dias Silva Reis (Arquivo Nacional), Tiago Braga (Ibict) e Wagner Bianchi (APEES), que discutirão os desafios e avanços da preservação digital no setor público. As inscrições podem ser realizadas em https://www.even3.com.br/apm-130-anos-596374/.
No dia 11, duas atividades encerram a semana comemorativa. Pela manhã, às 10h, será lançado no site do APM a exposição virtual “APM130: uma história em documentos”, com curadoria de Ygor Souza. À tarde, às 17h30, serão apresentados projetos em desenvolvimento por meio da Associação Cultural dos Amigos do Arquivo Público Mineiro (ACAPM), com a presença do diretor do APM, Bruno Balista, do presidente da associação, Ricardo Giannetti, e do associado Wagner Aquino.
A celebração será encerrada com uma cerimônia de homenagens às 18h, reconhecendo importantes nomes ligados à história e à preservação da memória cultural, como Antônio de Paiva Moura (in memoriam), Augusta Aparecida Cordoval Caetano, Cláudio Peluci Garcia e outros.
A programação dos 130 anos do APM reforça o compromisso da instituição com a valorização do patrimônio documental mineiro, destacando-se como referência nacional em gestão e preservação de arquivos públicos.